VISUALIZAÇÕES

PROJETO CAMINHADA DA ESCOLA

PROJETO CAMINHADA DA ESCOLA

ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO BÁSICO CEL. ONDINO R. LIMA.

TEMA:Caminhada na Escola.

CLIENTELA:Alunos do 2º grau e EJA Noturno.

DURAÇÃO:
- Vinte horas para pesquisa, elaboração do projeto e planejamento das ações;
- Três horas por semana, durante cinco meses, perfazendo um total de sessenta horas.
Ao todo serão necessárias no mínimo 80 horas para a realização do projeto.

JUSTIFICATIVA:

Observamos que em nossa cidade, a caminhada é realizada de forma aleatória e sem nenhuma orientação. Notamos também que o numero de pessoas que praticam a caminhada ou qualquer outro tipo de atividade física é muito pequena. Desta forma o presente projeto se justifica devido a necessidade de incentivar a comunidade local a adotar hábitos saudáveis, quanto a pratica algum tipo de atividade física e alimentação adequada, começando é claro com a caminhada que é uma atividade fácil de ser praticada de total acesso a todos. Esta atividade deverá ser orientada e acompanhada para melhor rendimento dos seus praticantes.
Entendemos que a escola é um espaço que deve ser utilizado para a difusão de idéias e informações, assim começar com este projeto dentro da escola, estaremos orientando nossos alunos e com certeza isso será repassado para as suas famílias de forma mais natural.

OBJETIVO GERAL:

Incentivar a comunidade à prática de alguma atividade física de maneira permanente, neste caso específico a caminhada, conscientizando nossos alunos e a comunidade local sobre a forma correta de se praticar a caminhada, seus benefícios e de uma alimentação adequada para a manutenção da saúde.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

- Incentivar os alunos e a comunidade a adotar hábitos saudáveis;
- Incentivar à prática da caminhada orientada;
- Proporcionar aos alunos uma atividade de qualidade e orientação para a prática correta;
- Orientar nossos alunos e a comunidade à adoção de hábitos alimentares adequados.
- Melhorar a qualidade de vida dos alunos e comunidades com hábitos saudáveis;

METODOLOGIA:

Primeiramente conversaremos com os alunos sobre o projeto e faremos a inscrição dos alunos interessados a participar, depois faremos uma triagem, onde consideraremos a vida cotidiana do aluno quanto a prática de atividades físicas e hábitos alimentares.
Em um segundo momento, planejaremos as ações a serem realizadas antes de por em prática o programa de caminhada orientada, para este momento acreditamos ser necessário apresentação de palestras sobre atividade física, saúde, qualidade de vida, alimentação saudável e noções de anatomia humana e fisiologia, filmes temáticos e procedimentos corretos durante a caminhada.
Para termos um referencial de acompanhamento, realizaremos testes físicos e coleta de medidas antropométricas, esses procedimentos acontecerão em três etapas: 1ª etapa; no inicio do projeto, 2ª etapa; em uma fase intermediaria do projeto e a 3ª etapa; no final do projeto. Os dados coletados nos permitirão fazer análises comparativas e ao final avaliarmos os resultados do projeto.

CRONOGRAMA:
MÊS 1ª Sem 2ª Sem 3ª Sem 4ª Sem
Abril 1 1
Maio 2 e 8 2 e 8 3 3
Junho 4 4 5 5
Julho 6 e 8 6 e 8 7 7
Agosto 5 5
Setembro 8 8 9 9

1. Abordagem com os alunos;
2. Inscrição dos alunos;
3. Triagem;
4. Planejamento das ações e atividades;
5. Palestra sobre atividade física, saúde e qualidade de vida;
6. Palestras, noções de anatomia e fisiologia;
7. Filmes;
8. Testes físicos e medidas antropométricas;
9. Avaliação do resultado do projeto.


AVALIAÇÃO

A avaliação será feita através dos testes físicos e coleta de medidas antropométricas que acontecerá em 03 etapas durante o projeto. Deste modo estaremos acompanhando a evolução dos participantes.

RECURSOS

Frequencímetro, adipômetro, medidor de pressão eletrônico, pranchetas, fita, folhas A4, computador, data-show, caixa de som, cartolinas, TV.

Um comentário:

  1. Gostaria de saber as datas que aconteceu o Projeto Caminhada da Escola, para ser usado de referência no meu trabalho. Obrigada.

    ResponderExcluir