VISUALIZAÇÕES

PROJETO CAMINHADA ECOLÓGICA

Este Projeto foi desenvolvido com os alunos da Escola antonieta Melges de Camargo, foi muito bom e gratificante...

PROJETO CAMINHADA ECOLÓGICA

“CONHECER, CONSCIENTIZAR PARA PRESERVAR”.

RESUMO
Este trabalho foi realizado com os alunos da 2ª fase do 3ºciclo da E.M.E.F. Dona Antonieta Melges de Camargo no município de Ribeirão Cascalheira. Trata-se de uma pesquisa ação de cunho participativo, assim além de proporcionar aos alunos a investigação, constatação e conhecimento, provemos também a analise crítica dos fatos, e consequentemente a conscientização da situação real a qual foi estudada. O projeto teve o objetivo de implantar no local denominado “Pedra do Letreiro” um sistema de orientação, com frases incentivando a preservação do Meio Ambiente e o patrimônio histórico/cultural presente no local de modo a conscientizar os alunos participantes e futuros visitantes sobre a importância de preservar nossos meios naturais e nosso patrimônio histórico/cultural.
Neste documento encontraremos informações, registros e depoimentos que descreverão todo o processo de uma pesquisa ação que se transformou em um trabalho prazeroso, tanto para os alunos, quanto para todos que participaram direta e indiretamente para a realização deste trabalho.

INTRODUÇÃO
A preservação ambiental é uma necessidade de toda humanidade, deveria ser abordada de forma mais significativa na escola, mas não de maneira maçante, trivial e só de cunho teórico. As ações práticas geram um conhecimento concreto, pois une os aspectos teóricos com as ações praticas, integrando-as às problemáticas existentes na sociedade. Desta forma toda e qualquer ação e intervenção pedagógica devem unir a ação prática aos conteúdos e aspectos contextuais que se estuda. Assim procuramos um objeto de estudo que nos levasse a uma ação de impacto social, unindo o “útil ao agradável” a realidade local e as ações sobre essa realidade. O local escolhido foi a “Pedra do Letreiro”, localizado a uma distancia de aproximadamente 15 quilômetros da cidade, esta denominação foi atribuída pela comunidade local, que se deu pela semelhança da pedra com um “quadro negro” da escola, como o próprio proprietário, o Sr. Damião, descreve:

“Parece um quadro de escola cheio de letras e desenhos”.

No local também encontramos vegetação do nosso cerrado brasileiro um dos mais ricos biomas do mundo, mantidos ainda praticamente intacto devido ao relevo, e da formação rochosa que certamente impediu o desmatamento. Em suas rochas encontramos escrituras rupestres muito semelhantes aos do Parque Nacional da Serra da Capivara – PI. Acima e abaixo na depressão dos paredões existem pequenas nascentes que ainda resistem à ação degradatória do homem, mas em situação muito crítica. O local ainda nos reserva uma paisagem muito bonita e rica, tanto no aspecto natural quanto no aspecto histórico/cultural. Foi proposto uma ação que envolvesse os aspectos teóricos e práticos, visando desenvolver por meio de uma ação direta, a consciência ecológica e de preservação do meio ambiente, da história e cultura local. O trabalho proposto tem como objetivo principal intervir para promover a preservação do local, conscientizar o proprietário da importância de se preservar, e junto com ele trabalhar para que isso ocorra.
Diante de tal contexto propomos este projeto com o tema: “Conhecer, Conscientizar para Preservar”. Iniciamos com uma caminhada ecológica onde conheceríamos o local, suas potencialidades, características e importância para a comunidade, mas antes contextualizamos, sobre o tema “Meio Ambiente e a ação do homem sobre ele, noções sobre patrimônio histórico/cultural e escrituras rupestres”, depois disso realizamos a caminhada ecológica e de conhecimento do local, discutimos sobre nossa ação. Preservar o local foi a idéia principal, que levou à criação de um meio de incentivo à preservação e implantação deste.
A forma encontrada para a realização, foi a confecção de um conjunto de placas de orientação e de alerta dos perigos do local e de frases de incentivo a preservação do Meio Ambiente e das escrituras rupestres. As placas foram construídas em parceria com os pais, alunos, com o apoio da coordenação e direção da escola e orientação do professor. Em seguida, aconteceu instalação das placas (fixação) que foi uma etapa muito positiva, com a participação de todos que demonstraram um grande comprometimento com o projeto.

JUSTIFICATIVA
Este projeto tem a sua justificativa apoiada na necessidade de conscientização de nossa comunidade para a importância da preservação de nosso meio ambiente, e mostrar que, por traz dessa atitude podemos contribuir para que nossos patrimônios naturais e histórico/cultural perdurem e nossos descendentes possam também desfrutar dos recursos naturais que a natureza nos proporciona.
Sabemos da importância de nossos recursos naturais, e temos que dar nossa contribuição, o local estudado é de grande importância para nossa comunidade, pois além de estar inserido dentro de um bioma muito rico, que é o cerrado temos no local registros rupestres o que nos chamou muita a atenção para associarmos a preservação do meio ambiente e a conservação do patrimônio histórico/cultural lá existente. Sabemos que as dificuldades são grandes e temos um longo caminho a percorrer, mais a idéia é começar, é “dar o ponta-pé inicial”, para isso é de fundamental importância conscientizar nossa comunidade de forma a colaborar com tal processo. Esta pesquisa ação irá contribuir para que futuros visitantes do local “Pedra do Letreiro”, possam explorar de maneira segura e orientada e ainda lembrar de seu dever de preservação e conservação por meio de frases de incentivo a tais atitudes.
Dessa forma colaboraremos para que nossa comunidade seja consciente respeitando, preservando e conservando o local para que o próximo também possa desfrutar do que o local tem para oferecer.

OBJETIVO GERAL
Implantar no local denominado “Pedra do Letreiro” um sistema de orientação com frases incentivando a preservação do Meio Ambiente e o patrimônio histórico/cultural presente no local, de modo a conscientizar os alunos participantes deste projeto e futuros visitantes sobre a importância de preservar nossos meios naturais e nosso patrimônio histórico/cultural.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Desenvolver a consciência para preservação do meio ambiente e respeito à natureza.
- Desenvolver a consciência para a preservação do nosso patrimônio histórico e cultural.
- Conhecer e vivenciar aspectos da situação ambiental em nosso município, principalmente o da área estudada.
- Criar um mecanismo de orientação, de apelo à preservação e alerta aos visitantes do local denominado pela comunidade de “pedra do letreiro”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário