VISUALIZAÇÕES

REGRAS BÁSICAS DO HANDEBOL

REGRAS BÁSICAS DO HANDEBOL
Quadra

AS BALIZAS (TRAVES):
Medem  3m de largura e 2m de altura. Os postes e o travessão, de madeira, liga leve ou material sintético, são quadrados e com 8 cm de espessura. Pintados geralmente com duas cores diferentes. As redes são presas sem tensores.
 A BOLA:
De couro ou material sintético. Pesa de 425g a 475g e tem de 58 cm a 60 cm de circunferência para Homens e de 325g a 400g e tem 54 a 56 cm de circunferência para mulheres. 
 TIMES:
Geralmente de 12 a 14 jogadores, goleiros e jogadores de linha. Há um goleiro e mais 6 jogadores na quadra de jogo.
 O JOGO:
É constituído por dois tempos de 30 minutos com 10 minutos de intervalo entre eles, o cada técnico tem direito há dois tempos técnico um em cada período. O número de substituições é ilimitado, mas elas têm de ser feitas dentro da linha de 4,5 metros que cada time possui, e também elas são feitas sem a interrupção do jogo, caso ocorra uma substituição fora da linha permitida o time sofre uma penalização de 2 minutos, ou seja, o time tem de ficarem dois minutos com um jogador a menos na quadra, esta penalização também é aplicada para faltas violentas. O objetivo básico do jogo é manobrar o adversário passando a bola hábil e rapidamente entre os jogadores, e quando possível arremessá-la ao gol, marcando um ponto. É preciso ter muito jogo de corpo para enganar o adversário, e deixar um companheiro livre. Como no futebol e no basquete é preciso mudar rapidamente de direção e velocidade e usar de passes inesperados (às vezes no maior estilo NBA) para atingir o gol.
  

DESENVOLVIMENTO:
O drible é permitido (mas torna a jogada lenta, é melhor passar a bola). Não é permitido o duplo drible, mas pode-se fazer uma seqüência de 3 passos, drible, 3 passos, podendo em seguida arremessar ou passar a bola. Também é permitido caminhar picando a bola. Não há tempo definido para o ataque, mas se o juiz decidir que o time não está buscando o gol, ele pode dar ataque passivo, passando a posse da bola para o outro time. Quando a bola passa pela linha de fundo, mesmo tendo tocado no goleiro do time defensor, a posse da bola é do goleiro que a repõe, mas se a bola tocar em jogador se não for o goleiro dentro da área a posse da bola será do time que ataca. 
 POSIÇÕES DO HANDEBOL:
 Goleiro:
Defende o gol de uma determinada equipe, sendo o único que tem acesso livre à área defensiva. Pode, entre outras coisas, defender a bola com os pés e sair da área sem o domínio da bola  
Central:
Normalmente é o jogador mais habilidoso, pelo qual quase todas as bolas passam. É o principal coordenador ofensivo e defensivo da equipe.  
Armador:
Existem dois meios num time de handebol: o armador direito e o armador esquerdo. Posicionam-se entre Os pontas e o central, sendo fundamentais no engajamento e coordenação do ataque e na estrutura da defesa.  
Ponta:  
O nome já diz. São atletas que jogam nas extremidades laterais da quadra. Num time existem dois pontas, um esquerdo e outro direito. Normalmente jogam bem abertos para atrair a atenção dos defensores, deixando o meio da área menos congestionado.  
Pivô:
Joga infiltrado na defesa do adversário, fazendo bloqueios para os companheiros e recebendo bolas na linha dos 6 metros, em frente à área do goleiro adversário.          
AS PUNIÇÕES:
As punições no handebol são bastante rígidas, e variam desde a advertência com o cartão amarelo até a desqualificação do jogador com o vermelho. A seguir você terá uma lista com todas as punições possíveis:      
1. Cartão amarelo: Serve como advertência a um jogador, em geral é usado em reclamações e algumas faltas. 
2. Dois minutos: O jogador que receber esta punição tem de ficar fora do jogo por dois minutos, e o time fica durante este tempo com um jogador a menos. Esta punição é dada a faltas violentas e a substituições incorretas conforme explicado no tópico “jogo”. O jogador também recebe dois minutos se for receber o segundo amarelo. Caso o time tenha dois amarelos coletivos, o próximo cartão será substituído por um dois minutos. 
3. Cartão vermelho: Caso um jogador receba um cartão vermelho ele deve retirar-se da quadra, inclusive do banco de reservas e não pode mais voltar à mesma. O time fica dois minutos com um jogador a menos e depois desse tempo pode completar com um outro jogador, que não seja aquele expulso. 
4.Tiro de 7 metros: É marcado quando a defesa faz falto no jogador no momento do arremesso, prejudicando o possível gol. Na cobrança o jogador deve permanecer com pé no chão, podendo somente movimentá-lo após o arremesso.         
O que se pode (deve) fazer: 
O número de substituições é ilimitado.  
Os jogadores podem invadir a área pelo ar, mas devem arremessar a bola antes de pisar na área. Pisar na linha quando for cobrar um lateral.
Bloquear o ataque com as mãos esticadas.  
Goleiro defender a bola com o pé.  
Andar com a bola na mão até três passos, depois deve passar a bola ou quicá-la no chão.  
 O que não se pode fazer:  
Lançar-se sobre a bola quando ela está parada ou rolando pelo chão.  
Recuar a bola para o goleiro da sua equipe quando ele estiver dentro da área.  
Tocar a bola com qualquer parte da perna abaixo do joelho.  
Dar mais do que três passos com a bola.
Reclamar, fazer “cera” e outras indisciplinas.
Entrar na área do goleiro (6m).
Ficar mais do que 3 segundos com a bola nas mãos.
 O POSICIONAMENTO EM QUADRA:
Existem várias maneiras de posicionar uma equipe de handebol tanto no ataque quanto na defesa. Para se jogar handebol não é necessário conhecer esses tipos de posicionamento, basta conhecer as regras, pois o jogo permite a mobilidade dos atletas na quadra. Mas para uma equipe que pretende disputar competições é fundamental conhecer esses tipos de posicionamento tanto na defesa quanto no ataque, isso pode ser decisivo em um jogo equilibrado.

51 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Olha... Eu simplesmente odeio educação física ¬¬ não me interesso por esportes e sinceramente não vejo necessidade como matéria, MAS... Tenho que estudar para uma prova e seu blog me ajudou muito. Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz por ter ajudado, cada pessoa tem uma opinião, temos que respeitar, discordo de você quando fala que a Educação Física não deveria existir como matéria. A educação do corpo é muito importante, e é com a intervenção da Educação Física desde o ensino infantil que vamos conseguir combater o mau do século que é a inatividade física...o sedentarismo....um abraço, agradeço a oportunidade de discutir tal assunto com você....um abraço e divulgue o blog....

      Excluir
    2. Teu cu que nao é necessario o esporte é muito importante para o desenvolvimemto fisico e intelequetual

      Excluir
  4. Respostas
    1. Fico feliz por ter ajudado, um abraço...divulgue o blog por favor....

      Excluir
  5. Respostas
    1. Fico feliz por ter ajudado, um abraço...divulgue o blog por favor....

      Excluir
  6. Poxa cara, muito obrigado! não sabia nada sobre handebol mas agora depois desse texto já posso virar tecnico obrigado me ajudou bastante :)

    ResponderExcluir
  7. KKKK, Nem tanto, Fico feliz por ter ajudado, um abraço...divulgue o blog por favor....

    ResponderExcluir
  8. chaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaato

    ResponderExcluir
  9. me ajudo mt mesmo tomare q me dei bem para prova mt bom o blog pra min devia ter so ed fisica em todas as aulas

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. ola valeu ajudo mt mas só uma dica não faz com mts detalhes dai fica de ficiul de entender

    ResponderExcluir
  12. Brigado mesmo fabiano campos "ME AJUDOU MUITO NO MEU TRABALHO"

    ResponderExcluir
  13. Sei que o post é antigo, mas me senti no dever de agradecer. Me SALVOU no trabalho de Ed. Física, sério mesmo... Obrigado! :D

    ResponderExcluir
  14. isso ja ajd muito para o trabalho vlw
    100% útil

    ResponderExcluir
  15. Vlw cara me ajudou mt eu precisava fazer um trabalho,e uma prova me ajudou mt cara mt obrigado

    ResponderExcluir
  16. Legal Fera .... Se vcs Axaram Xato pq Entraram no blog ??? pq leram ??? mds bando de noobs.

    ResponderExcluir
  17. Super legal não sabia de nada agr compreendi minha vai doerrr tenho q copiar pra prova de amanhã mas valeu muito bommmmm!

    ResponderExcluir
  18. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  19. bommmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmm

    ResponderExcluir
  20. gostei das regras parabéns pra quem fez meu professor mandou fazer um trabalho com 6 regras do handebol vale 8 pontos *-* ai to fazendo

    ResponderExcluir
  21. PARABÉNS PROFESSOR!!! Ótimo trabalho

    ResponderExcluir
  22. Como o jogador recebo o cartão amarelo e vermelho no basquete????

    ResponderExcluir
  23. Como o jogador recebo o cartão amarelo e vermelho no basquete????

    ResponderExcluir
  24. valeu, precisava disso para meus estudos, me ajudou muito mesmo <3

    ResponderExcluir
  25. colocou muito detales mas ta muito bom

    ResponderExcluir
  26. isso é que é ser chaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaato eu não gosto nem um pouco dessa aula mas voce me ajudou muito obrigado por tudo

    ResponderExcluir
  27. isso é que é ser chaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaato eu não gosto nem um pouco dessa aula mas voce me ajudou muito obrigado por tudo

    ResponderExcluir
  28. gostei muito desse resumo das regras do handebol, espero ter me ajudado bastante no meu provão, quando eu ter dificuldade nessa matéria de educação física vou voltar aqui ;)

    ResponderExcluir
  29. o blogue legal mas eu pacei na prova dos meus pais eu temnho certesa que vou passa na prova real

    ResponderExcluir
  30. Professor Anderson me mandou copiar! Muito boa a matéria!

    ResponderExcluir
  31. Muito obrigada! Estava que nem uma louca atrás disso, pois perdi a folha que o professor me passou. Muito obrigada mesmo 😁

    ResponderExcluir
  32. Obrigada! Tenho uma prova amanha e isso me ajudou muito

    ResponderExcluir